quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Sultanato de Omã



Sempre que pensamos no mundo árabe somos tomados por alguns pensamentos pré conceituosos, generalizando todos os povos e países árabes e logo de cara pensamos em conflitos e guerras, mais ainda este ano em que vários países desta região do globo se voltaram contra seus governantes, diga-se ditadores. Mas o que encontramos ao chegar na segunda cidade mais limpa do mundo, isso mesmo, atrás apenas de Singapura, é a bela capital do Sultanato de Oman, a cidade de Muscate, encravada entre montanhas e o mar. Sempre decorada com roseiras em suas largas avenidas e com um povo simpático e hospitaleiro, que logo no aeroporto já demonstra o carinho que tem pelos brasileiros.

Muscat já pertenceu à grandes impérios como o Persa e o Português. Após expulsarem os portugueses de Oman, os "Omanis" continuaram a persegui-los pela costa da África, dominando no caminho regiões como Zanzibar e Moçambique, e expandindo o controle pelo Sultão de Oman. Esta incrível capital localizada no golfo árabe, é uma das poucas cidades no mundo árabe moderno que preserva em sua arquitetura características totalmente árabes. Por ordem do Sultão Qaboos, no poder há mais de 40 anos, todas as edificações devem ter por padrão à arquitetura árabe, ou seja, casas brancas, sem telhas e com no máximo sete andares de altura. Esta foi a forma do Sultão de preservar a cidade das mega-construções já bem características na maioria das cidade árabes que cresceram com o dinheiro do petróleo, como Dubai, Abu Dhabi, Doha, entre outras. Outro grande destaque é sua mesquita - Sultan Qaboos Grand Mosque, uma das maiores e mais bem ornamentadas do mundo árabe construída com mais de 300 mil toneladas de arenito indiano e tendo o segundo maior tapete feito à mão do mundo (o primeiro esta na mesquita de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos).

Mas engana-se quem pensa que esta é apenas uma cidade de templos e desertos, encontramos aqui uma das vidas noturnas mais badaladas do mundo árabe, não é por menos, já que a grande maioria da população tem a média de 25 anos de idade, a cidade esta repleta de restaurantes, bares e casas noturnas, frequentadas por turistas e locais, pois aqui a religião adotada é menos rigorosa que no restante dos países árabes, podendo os Omanis beberem e sairem para se divertir vestindo calças jeans como em qualquer país ocidental.

Um dos fatores importantes para lembrarmos é que o clima em Oman é uma constante, já que a probabilidade de chover é praticamente nula, preocupe-se apenas em não escolher os meses entre junho a setembro, pois o verão pode alcançar temperaturas de até 50°C e não baixando para menos de 30°C. Esse sol todo faz com que os turistas procurem suas praias que ficam abarrotadas de europeus durante o "inverno" que vai de Dezembro a Fevereiro. A infraestrutura hoteleira também torna bem fácil a estadia, já que a cidade conta com hotéis para todos os gostos e bolsos, e se o assunto é hotel porque não hospedar-se em um palácio, já que estamos em um país de Sultões e contos árabes, o Al Bustan Palace, gerido pela cadeia Intercontinental de hotéis, é um desbunde de elegancia e beleza. Encravado entre as montanhas, este hotel tem tudo aquilo que esperamos de um palácio digno de um sultão, suas suites com deck direto a piscina fazer com que seus hospedes sintam-se em um verdadeiro oasis.

Além das belezas da cidade, os arredores são ainda mais surpreendentes, com belos castelos, fortes e os sensacionais "wadis", verdadeiros vales encrustados entre as montanhas, além é claro do deserto com areias avermelhadas e seus beduinos, tornando este destino uma verdadeira e única experiência árabe

Mais detalhes do Intercontinental Al Bustan Palace: www.albustanpalace.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário