segunda-feira, 9 de abril de 2012

Istambul (Constantinopla)


Não existe quem não tenha lido sobre esta cidade durante as aulas de história no colégio, Istambul, criada como Bizâncio e depois Constantinopla, até o império Otomano ter o poder e chamá-la de Istambul.
Hagia Sofia
Ao caminhar pelas ruas de Istambul pode-se sentir no ar o importante passado que ela carrega, já que fazia parte da rota da seda, é  a separação entre Europa e Ásia, ligação entre o Mar Negro e o Mar de Mármara, o famoso estreito de Bósforo, foi disputada por Católicos e Muçulmanos, e isso podemos ver claramente na sua extraordinária Mesquita/Igreja/Museu Hagia Sofia, que nos dias atuais é um museu que deve ser visitado por todos que queram entender a história desta cidade e deste país, sendo o único templo no mundo onde pude ver caracteres islâmicos junto a gravuras cristãs, é algo que impressiona até o mais ateu dos seres. Se tiver a oportunidade de estar ali em um domingo, melhor ainda, pois a praça em frente a Hagia Sofia fica muito movimentada com famílias passeando e se delíciando nos jardins.
Ao andar por Istambul podemos ver, e ouvir, a forte influência islâmica através das mais de 3000 mesquitas, o número esta certo + de 3000, e muitas são bem imponentes. Duas se destacam, a Mesquita Azul - logo a frente da Hagia Sofia - e também a Laleli mesquita, que  impressiona não por seu tamanho mas por sua localização, já que está ao lado do mercado de especiarias e de onde pode-se ter uma belíssima vista de várias mesquitas e do mercado em si.

Gülhane Park
A mesquita Azul é imponente, sendo a única do mundo com 6 minaretes (a pedido do Sultão para poder ser mais grandiosa que a famosa Hagia Sofia). Localizada ao lado de onde era o antigo hipódromo e onde estão três símbolos trazidos pelo império Otomano, a Coluna Serpentina, trazida do Templo de Apolo em Delfos na Grécia, o Obelísco Egípsio, trazido do Templo de Karnak em Luxor (imagine o trabalho para trazer um obelísco daquele tamanho de Luxor até Istambul), e o outro obelísco que foi construído por Constantino VII que originalmente era de placas de bronze douradas, que foram saqueadas durante a quarta cruzada.
Sou obrigado a falar também sobre o Grand Bazar, maior "shopping" fechado do mundo, com mais de 4000 lojas e que existe desde 1400, é uma atração a parte na cidade. O mercado está no bairro de Sultanahmet onde você pode caminhar e encontrar quase todos os principais pontos históricos da cidade. O Palácio Topkapi, também em Sultanahmet, é um belíssimo exemplo da grandeza que os sultões Otomanos queriam para eles, aqui inclusive existe uma parte onde era o harém do sultão, onde mais de 500 mulheres viviam. 


Cisterna                                                                       
Vou dar duas dicas que considero preciosas, a primeira é que todos os anos em Maio são plantadas mais de 3 Milhões de tulipas por toda a cidade (parte do Istanbul Tulip Festival) e que deixa a cidade ainda mais impressionante do que ela já é, para quem não sabe a Tulipa é de origem Turca e foi "roubada" pelos holandeses, que clamam a origem hoje em dia.  Ao sair do Palácio Topkapi, siga para o parque que esta logo ao lado (Gülhane Park) e você verá um número de Tulipas que é inacreditável, de todas as cores, aqui aproveite para saborear um chá de maçã, muito comum por lá. A outra dica preciosa é degustar um jantar dentro de uma das cisternas da cidade, eu fui na que fica no hotel Antik, a comida não é tudo isso mas a experiência de jantar ao lado das colunas romanas e saber que ali foi uma cisterna é de enganar qualquer paladar.
Galata Tower
Outra região bem famosa da cidade é a praça Taksim, que confesso ter ficado um pouco decepcionado pois não é bonita e não tem nada demais, mas o importante da praça é o metrô (que é considerado o segundo mais antigo do mundo depois do London Undergroung) e também é ali que começa a Istiklâl Caddesi, um calçadão com diversas lojas, bares, restaurantes e que termina próximo a Galata Tower, para atravessar a Istiklâl eu aconselho descer apé e subir de volta a Taksim pelo bondinho que ali circula.
Uma visita que vale a pena é subir a Torre Galata, pois a visão que se tem da cidade é única!- Se conseguir vá no horário do pôr-do-sol, é lindo ver o mar e as mesquitas sob a luz de um fim de tarde, existe na torre também um restaurante que para um jantar a dois é perfeito.
O passeio em barco pelo estreito de Bósforo é imperdível, ali você começa a entender melhor a cidade e porque houveram tantas disputas por aquele estreito, se você puder faça o passeio em barco privativo, caso a grana não dê existem várias opções regulares também. A visão dos palácios e mansões as margens do estreito são impressionantes.


Falei de muita história, palácios e mesquitas, mas e para quem curte mais movimento, festas e afins? Bom, saiba que Istambul tem uma vida noturna muito agitada, basta saber onde ir. Eu indico o bar-restaurante-club 360Istanbul, localizado na Istiklâl Caddesi, simplesmente uma das melhores casas noturnas que fui em minha vida, além é claro dos diversos bares e restaurantes espalhados pela cidade. Lembre-se que Istambul, apesar de ser a maior cidade do país, não é a capital da Turquia (Ankara virou a capital em 1924), mas é uma cidade com mais de 10milhões de habitantes, portanto muito trânsito e muita gente para todos os lados.

Para entrar no clima vai uma música que não é típicamente turca, mas que anima muito: Istanbul pas Constantinopla. Indico também esse belíssimo documentário da Discovery Channel: Flavors of Turkey
Boa Viagem!

Um comentário:

  1. Ae mulecão! Ficou top o post! Assim que for pra istanbul eu abro aqui de novo pra usar de guia!rs ...abs

    ResponderExcluir