sábado, 31 de março de 2012

Cape Town - Cidade do Cabo




Ultimamente tenho trabalhado, convivido e pensado muito na África do Sul e mais ainda na maravilhosa Cape Town. É impressionante o encanto de qualquer pessoa que retorna de uma viagem a cidade que está no extremo sul da África, e não é por menos, já que a natureza ali foi bem generosa e seus colonizadores se aproveitaram dessa localização especial.

Twelve Apostles e Camps Bay ao fundo

Os primeiros escritos sobre a região datam de 1486 pelo navegador português Bartolomeu Dias, chamando de Cabo das Tormentas, e mais tarde em 1497 por Vasco da Gama que após conseguir contorná-lo passou a chama-lo de Cabo da Boa Esperança. História há muita nessa cidade, já que a mesma era ponto de parada de navegações Portuguesas, Francesas, Holandesas e Britânicas. É importante sabermos que a cidade foi colonia dos Holandeses e depois dos Ingleses, gerando assim dois principais idiomas falados, um que se chama "Afrikaans" que parece uma mistura de holandês com inglês, bem estranho, e o Inglês. Mas fique tranquilo que o Inglês é falado por praticamente todos. Além desse passado de porto de diversas embarcações a caminho das índias, Cape Town tem em seu passado a forte história do Apartheid, pois é a partir de Cape Town que se vai a Robben Island (11Km de Cape Town), onde o ex-detento e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, permanceu preso de 1964 a 1982, quando foi transferido a Pollsmoor, nos suburbios de Cape Town. Visitar Robben Island é imprescindível para entender sobre a importância de Mandela para a África do Sul e toda a luta travada por ele. Mandela é solto em 1989 e em 1992 é eleito presidente do país. Para quem quiser entender melhor tudo que passou Nelson Mandela e a luta dele por seu povo, eu indico um livro que é a sua auto-biografia "Long Walk to Freedom" e para quem quiser se aprofundar mais outro excelente é "Conversations with myself".
Cape Point
Voltando a cidade de Cape Town, uma das coisas que mais impressionam a todos é a constante proximidade com a natureza, seja através do Mar com suas belíssimas praias ou através das montanhas que cercam a cidade, entre elas a famosa Table Mountain que com seu formato de mesa é um dos principais cartões postais da cidade, e também as imponentes montanhas Twelve Appostles. Pode-se apreciar a natureza no passeio "obrigatório" a Cape Point, ou cabo da boa esperança, que ao contrário do que todos pensam NÃO É o ponto mais extremo sul da África, este seria o Cabo das Agulhas a 170Km de Cape Town. Cape Point esta localizada em um parque nacional e neste passeio você ainda visitará a pequena cidade de Simon's Town com a oportunidade de ver sua colônia de pinguins. Indico continuar o passeio ao Jardim Botânico de Kirstenbosch aos pés da montanha Devil's Peak, este parque contém uma vasta mostra da flora local, incluindo os diversos tipos de Protea, flor típica da África do Sul.
Por-do-sol em Camps Bay
Uma dica é ir apreciar o pôr-do-sol em Camps Bay, uma praia que está após Sea Point e a frente das montanhas Twelve Apostles. Essa pequena praia conta com uma boa infra-estrutura de bares e restaurantes que, principalmente no verão, são disputadíssimos ao final da tarde, com grandes chances de um saxofinista embalar sua paisagem.
Cidade jovem e de vida noturna fervilhando, aproveite para curtir bares e baladas, pois o povo lá sabe fazer uma festa e se já quiser ir entrando no clima, ouça a faixa "Just Cruising" http://www.youtube.com/watch?v=Vp56Vcaxlp4 de uma banda local chamada Gold Fish, que já rodou por todas as Pachas espalhadas pelo mundo.
Para os apreciadores de um bom vinho, recomendo conhecer a região dos vinhedos próximos a Cape Town, como Franschhoek e Stellenbosch, com excelentes vinícolas para degustação, mas lembre-se o ideal aqui é ir com um serviço contratado, já que dirigir a mão inglesa depois de uns vinhos não vai ser nada interessante.
Não existe uma época específica para visitar Cape Town, vai do gosto de cada um. Se você prefere praia, sol, calor e aquela agitação de um verão, Dezembro a Fevereiro é o ideal, agora se você gosta de apreciar uma bela paisagem, com lindas flores e verdes montanhas, a primavera de Setembro a Novembro é perfeita (lembre-se de dar uma esticada até a Garden Route). E o inverno traz aquele clima mais europeu em plena África.
Poderia escrever um livro sobre essa cidade que agrada todos os gostos, de crianças, jovens a adultos, solteiros ou casados, romanticos ou aventureiros, Cape Town é uma cidade para todos e para qualquer época do ano, de acordo com sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário